quinta-feira, 18 de julho de 2013

Semana do Meio Ambiente

Na semana do dia 03/06 á 07/06, o nosso colégio realizou "A Semana Do Meio Ambiente". Esta semana foi recheada de palestras, exposições de trabalhos, entrega de folders pelas turmas dos 7º anos, entre outras formas de entretenimento com informação.
A palestra que envolvia os 6º e 7º anos e algumas turmas do 8º, falou sobre variados assuntos, mas todos relacionados à água. E é por isso que estamos aqui, para relatar para vocês leitores quais os assuntos abordados na palestra que nós participamos:
O planeta Terra é composto por 70% de água e 30% de terra, 97% de sua água é salgada e 3% é doce. A água doce se encontra 70% nas Calotas Polares, 29% nos aquíferos (subsolo) e 1% nos rios e lagos.
O maior detentor de água no mundo é o Brasil com 12% da água doce do mundo. No Brasil a água está concentrada da seguinte forma:

1°Região Norte 68%
2°Região Centro-Oeste 16%
3°Região Sul 7%
4°Região Sudeste 6%
5°Região Nordeste 3%
        
            Não só no Brasil, mas no mundo inteiro os maiores consumidores e gastadores de água são a irrigação com 70% do 1% de água doce no mundo, em segundo lugar temos indústria (minério) e em terceiro o consumo domestico que é aquele que nós seres humanos gastamos no dia a dia.
            Temos o dever de preservar os nossos recursos naturais principalmente os recursos hídricos, há diversas formas de preservá-lo dentre elas garantir áreas de proteção permanente (APP) para a recarga das águas dos subsolos, manter a mata ciliar dessa forma evitando o assoreamento, também podemos com ações simples dentro da nossa própria casa como evitar banhos demorados, fechar as torneiras, lavar o carro com balde ao invés de uma mangueira.
Podemos obter a água doce (própria para o consumo humano) de duas formas pela dessalinização e captação da água do subsolo.
No estado do Rio Grande do Norte 90% da água é escassa, ou seja, é um recuso raro, que está acabando, difícil de encontrar e isso ocorre graças ao fenômeno da seca tão comum nessa região.
A maior bacia do RN é a Piranhas Açú.
Sua capital a cidade do Natal está sob um manancial subterrâneo que abastece 70% da população e com mananciais artificiais que abastece 30% (Lagoa do Jiqui e Extremoz)






Um comentário:

  1. Parabéns! Vocês escreveram muito bem, demonstraram compreensão em relação aos temas estudados.

    Nota: 2,5

    Profª: Daniele Gonçalves

    ResponderExcluir