segunda-feira, 8 de abril de 2013

Mali uma riqueza perdida...


     Mali é o 7° maior país do continente africano, localiza-se na África Ocidental, limitando-se com Senegal, Guiné e Costa de Marfim, Burkina Faso e Níger. Sua capital se chama Bamako.
   Antigamente o território do Mali era base de três grandes impérios africanos que reinavam o comércio de sal, de ouro, de matérias primas e outros bens preciosos.
   O Império Mali formou-se logo então na parte superior do Rio Níger e chegou a sua força máxima durante o século XIV.  O reinado declinou posteriormente como resultado de conflitos internos, e foi finalmente substituído pelo Império Songhai (originário do noroeste da atual Nigéria). Na era colonial, Mali ficou sob o controle francês no fim do século XIX, toda a sua área estava sob controle francês. No início de 1959, Mali e Senegal se uniram, tornando-se a Federação do Mali, a Federação conquistou a sua independência da França em 1960.

       Atualmente, a política do Mali é uma república parlamentarista com chefe de estado forte, graças a política o país vive guerras entre rebeldes, exército e protestantes. 
       O país africano é um dos mais pobres do mundo
, com baixíssimo IDH. O país vive basicamente da agricultura de algodão, verduras, legumes, entre outros.
      Antes das colonizações o povo Mali era rico em ouro, marfim, sal, pedras preciosas, rico em conhecimento comercial, logo após as diversas colonizações o povo Mali expulsou seus colonizadores e em busca de domínio territorial o Mali teve diversas guerras internas causando assim a pobreza extrema. Atualmente a França está de volta ao território maliniense com a ideia de reconstituir o país, mas muitas pessoas (inclusive todas nós) acreditamos que a França só voltou ao Mali atrás de suas riquezas minerais causando mais ainda a pobreza e miséria nacional. 
       Os sites nos quais pesquisamos foram: http://civilizacoesafricanas.blogspot.com.br/2010/06/historia-do-mali.html e https://pt.wikipedia.org/wiki/Mali.