sábado, 16 de março de 2013

Bacia Amazônica: A maior do Mundo

             A Bacia Amazônica é composta por todos os rios que deságuam suas águas do Amazônas. Essa bacia banha os estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá, além dos países Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, e Bolívia que são vizinhos ao Brasil. O maior rio da bacia é mesmo que dá o nome a ela, o Rio Amazonas que possuí a nascente nos Andes mais precisamente no Peru.
            A bacia Amazônica é muito rica em volume d'água, o que resulta em um grande potencial para energia elétrica. Outro potencial importante é a navegação. A Bacia Amazônica está localizada na planície amazônica, portanto o relevo é plano, condição que permite que quase todos os rios que integram a bacia, inclusive o Amazonas, sejam navegáveis. O transporte hidroviário é muito importante para a população do norte.
             
             POROROCA E TERRAS CAÍDAS
             
             O termo pororoca é derivado do Tupi que designa “estrondo”, corresponde a um fenômeno natural onde acontece o encontro das águas de um rio com o oceano. No Brasil esse fenômeno ocorre na foz do rio Amazonas, litoral do Estado do Pará, extremo norte do país. O encontro das águas promove um verdadeiro espetáculo, provoca também um rasto de destruição nas margens dos rios, retirando muitas árvores, algumas dela de grande porte.
A pororoca é resultado da atração simultânea da Terra com o sol e a lua, o fenômeno apresentado nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril possui características particulares, três grandes ondas adentram nos canais dos rios, provocando o fenômeno “terras caídas” que consiste no desmoronamento de grandes quantidades de terras emersas, ocasionando a morte de animais, plantas e a destruição de casas.